Tudo o que você precisa saber sobre a pontuação do TOEFL


Quer entender melhor o sistema de pontuação do TOEFL? Entenda como cada uma das seções da prova é corrigida!

Uma das dúvidas frequentes de quem vai fazer o TOEFL é sobre a pontuação do exame. Neste post, explicarei como os avaliadores chegam às notas de cada uma das quatro seções.

A escala de pontuação do TOEFL

A nota TOEFL iBT varia entre 0 e 120 pontos, e é determinada pela soma das pontuações das quatro seções - Reading, Listening, Speaking e Writing -, como você pode ver na tabela abaixo.

Apesar da escala ser a mesma para as quatro seções, os critérios para chegar a cada nota não são os mesmos. Vamos ver como funciona cada um deles.

A pontuação do Reading

Na prova do Reading, você lerá 3 ou 4 textos de cunho acadêmico e responderá entre 12 e 14 perguntas sobre cada um deles (um total de 36 a 56 questões).

A grande maioria dessas questões é de múltipla escolha e mesmo as que não são desse tipo, são similares. Por isso, a pontuação dessa seção é automática.

A pontuação do Listening

Na seção do Listening, você ouvirá alguns áudios cujo conteúdo pode ser tanto acadêmico (aulas, discussões e palestras) quanto cotidiano (conversas), mas sempre relacionado à vida em um campus universitário.

Após cada um desses áudios, você ouvirá 5 ou 6 perguntas, sendo todas elas de múltipla escolha ou similares. Portanto, assim como no Reading, a nota será atribuída automaticamente.

A pontuação do Speaking

A prova do Speaking é bastante diferente das demais. Ao contrário do que ocorre em outros exames, como o IELTS, por exemplo, no TOEFL você não interage com um avaliador humano.

Em vez disso, suas respostas para as questões - são 6 delas - são gravadas e enviadas para o centro avaliador da ETS, a empresa responsável pelo TOEFL.

A cada uma das questões, será atribuída uma nota que vai de 0 a 4 pontos, levando em consideração os seguintes critérios:

  • Delivery: Considera o nível de fluência de sua resposta, sua pronúncia, entonação e ritmo de fala;

  • Language Use: Avalia seu domínio de gramática e a variedade e exatidão de seu vocabulário, além da coerência de suas ideias;

  • Topic Development: Trata-se da coerência de suas respostas em relação ao tópico proposto, ou seja, se sua resposta faz sentido, se não foge do tópico, etc.

Por fim, a sua nota em cada uma das tarefas e é somada e convertida para a escala de 0-30 pontos.

Se você quiser saber mais sobre os critérios de avaliação das questões do Speaking, a ETS disponibiliza esta rubrica, explicando o que é necessário para atingir cada faixa de pontuação.

A pontuação do Writing

O Writing é a última seção da prova e é composta por duas questões (ou tasks), uma Integrated Writing Task, em que seu texto deve se basear em uma pequena leitura e um áudio curto; e uma Independent Writing Task, na qual sua redação deverá expressar sua opinião sobre determinado tópico.

Neste caso, a pontuação varia entre 0 e 5 pontos para cada um dos textos. A nota de cada um deles será somada e, ao final, convertida para a escala de 0-30 pontos.

Os textos são corrigidos por avaliadores humanos (2 a 3) e por um software, e a nota considera o texto com um todo, sem considerar nenhum aspecto específico.

Assim como no Speaking, a ETS disponibiliza uma rubrica, explicando o que é necessário para atingir cada faixa de pontuação nos textos do Writing.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

#pontuação #TOEFL

Em Destaque
Posts Recentes​
Arquivo​
Tags
Nenhum tag.
Redes Sociais​
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
MAPA DO SITE

TOEFL® e TOEFL iBT® são marcas registradas da EDUCATIONAL TESTING SERVICE (ETS). Os produtos ou serviços descritos nesta página não são endossados ou aprovados pela ETS.

CLIQUE NO BOTÃO AO LADO PARA SABER MAIS